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Brush Rush - Guilherme Gusmão de Freitas

CRIE UM PERSONAGEM 3D

COMPLETO NO BLENDER

Aprenda todas etapas de produção de personagem em 3D completo com o programa gratuito Blender!

CURSO ONLINE PRONTO!

Descubra como utilizar a ferramenta gratuita Blender para fazer seus personagens em três dimensões. Vamos passo-a-passo por cada etapa, começando ao te apresentar o programa, suas configurações, janelas e ferramentas. Você irá aprender como modelar, texturizar, riggar e criar imagens incríveis do seu trabalho.

EXEMPLO DE CONTEÚDO

SEBASTIAN CAVAZZOLI

Instrutor

Artista 3D Freelancer, Sebastian vêm se desenvolvendo na ferramenta há 7 anos. Com experiência com o mercado de games e apps, Estudou Direção de Filmes de Animação na Da Vinci School em Buenos Aires, Argentina.

CONHECENDO O BLENDER

A interface de um programa 3D normalmente assusta o iniciante, vamos descobrir tudo que será útil para a navegação, interação com objetos 3D e as diferentes vistas e atalhos para acelerar nosso processo.

CAPÍTULO PRONTO

ESPAÇO 3D

Vamos continuar conhecendo as formas de interação e trabalho no Blender, criando e deletando objetos, trocando entre os diferentes modos de visualização do sombreamento, verificando os modos da malha e conhecendo os modos de edição.

CAPÍTULO PRONTO

MODELAGEM 3D

Vamos conferir as regras básicas de Topologia para começar a modelagem em três dimensões, com todos os detalhes das diferentes ferramentas de modelagem. Montaremos juntos vários objetos para fixar estes conhecimentos.

CAPÍTULO PRONTO

PERSONAGEM BÁSICO - BLOCKY

Com todas as ferramentas e métodos de modelagem podemos construir nosso primeiro personagem, o Blocky é simples, mas já será um desafio. Acompanhe o processo de modelagem e construa o seu também.

CAPÍTULO PRONTO

UV MAPPING E PINTURA

Para colorir, aplicar texturas, e outras finalizações no seu modelo 3D é necessário entender como funciona o UV mapping, vamos criando um mapa UV para o Blocky e aprender as técnicas de pintura do Blender.

CAPÍTULO PRONTO

PERSONAGEM INTERMEDIÁRIO - LERTEX

Vamos aplicar tudo que vimos para a construção de mais um personagem, desta vez com mais complexidades, como dedos, elementos faciais e até mesmo um pescoço.

CAPÍTULO PRONTO

PERSONAGEM INTERMEDIÁRIO - PINTURA

Está na hora de finalizar este personagem e preparar seu Uv map e texturas para coloração. Além de ver exatamente como fazer um Bake do Ambient Occlusion o que ajudará muito na coloração.

CAPÍTULO PRONTO

RIGGING

Para poder posarmos e até animar personagens 3D é necessário compreender o processo do Rigging, iremos criar ossos, conferir o nível de sua influência com o weight painting para finalmente posarmos nosso personagem.

CAPÍTULO PRONTO

RENDER

Com o personagem modelado com topologia correta, com mapa UV e texturas já feitas, e com um rig aplicado só falta finalizar uma imagem para poder divulgar o seu trabalho. Vamos descobrir como funciona o Cycles Engine, criar shaders e renderizando sua imagem final.

CAPÍTULO PRONTO

MODELSHEETS

Capítulo apresentado por Guilherme Freitas, com fundamentos e orientações para a criação de um bom Modelsheet. Acompanhe a criação do Cogumelo Assistente, além de macetes e dicas na hora da pintura no Blender para manter a estética  "handpainted".

CAPÍTULO EM DESENVOLVIMENTO (data: 25/07/2018)